Como funcionam as cotas na educação brasileira?

Você já deve ter ouvido falar no sistema de cotas, ma medida tomada pelo Governo brasileiro com grandes propósitos sociais, mas você sabe como elas funcionam na educação? Leia o texto abaixo e entenda:

O que é o sistema de cotas?

O sistema de cotas funciona como uma forma de reparação por injustiça história e tentativa de igualar a concorrência para estudantes de classes econômicas nas quais a educação é dificultada.

No Brasil, o sistema de cotas foi aplicado como lei, o que garante um percentual de vagas dentro das instituições de ensino para o público em questão.

Este público é referente a candidatos declarados pretos, pardos ou indígenas que desejam concorrer a vagas para instituições do ensino superior.

Existe também um percentual destinado aos estudantes de escola pública, que enfrentam diversas dificuldades dentro desse sistema de ensino.

As cotas visam um cenário mais igualitário para a sociedade a longo prazo, a fim de que o mercado de trabalho seja amplo e formado por profissionais de todas as raças.

O sistema de cotas foi aplicado nos sistemas de distribuição de vagas no ensino superior, como é o caso do ProUni 2021Mas como funciona o processo de inscrição para cotistas?

Como utilizar o sistema de cotas?

Para pode utilizar o sistema de cotas, é necessário estar de acordo com os requisitos de cada programa. Quem quer participar das inscrições ProUni 2021por exemplo, é necessário estar dentro das regras abaixo:

  • Comprovar renda baixa ou média (dependendo da modalidade da bolsa);
  • Ter concluído o ensino médio na rede pública;
  • Ter concluído o ensino médio na rede privada como bolsista integral;
  • Possuir nota superior a 450 pontos na prova do Enem;
  • Possuir nota da redação do Enem superior a 0;
  • Se autodeclarar preto, pardo ou indígena (no caso de modalidade de cota racial).

Quem está de acordo com as exigências do Prouni, pode se inscrever depois de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se estiver dentro da pontuação mencionada.

O Prouni abre vagas duas vezes por ano e os estudantes podem aplicar suas pontuações para as bolsas disponíveis depois da divulgação do resultado do Enem.

Além do Prouni, o estudante também pode concorrer a bolsas utilizando cotas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), referente às vagas disponíveis nas universidades e instituições do ensino público.

O Sisu permite que os estudantes se inscrevam na modalidade ampla concorrência, na modalidade de cota racial ou na modalidade de estudante da rede pública.

Scroll to top